Exposição "Refiguração"

 

Exposição “Refiguração”
Fundação Lapa do Lobo
Janeiro 2019

 

CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO PDF

 

Apresentação da exposição

VÍDEO: apresentação da exposição Refiguração: vídeo HD, 21’31’’, por António Olaio e Luís António Umbelino

A exposição Refiguração pretende tratar, através de fotografia, vídeo e som, aspectos relacionados com o registo e documentação de obras de arte em espaço expositivo, favorecendo um tipo de registo fotográfico que, sem prejudicar a sua função documental, propõe uma abordagem que explora uma outra dimensão perceptiva, quer pela presença das sombras, criadas pela modelação da luz, quer pelos efeitos de movimento arrastado do elemento humano, num acontecimento (happening) imprevisível, observado em forma de relance. É neste contexto que se compreende o título REFIGURAÇÃO, uma vez que as imagens expostas dão destaque a elementos visuais (sombras e arrastamentos) que, na verdade, na forma em que são apresentados, apenas existem no espaço bidimensional da fotografia e não no espaço físico em que os objectos artísticos foram exibidos.

Este trabalho surge na sequência, por um lado, da actividade de documentação das exposições de Arte Contemporânea promovidas sobretudo pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, desenvolvida nos últimos anos, e, por outro, da investigação académica realizada sobre a recepção da obra de arte pela fotografia.

A exposição, entendida também como um processo de investigação, está concebida de modo circular, como que em loop, aspecto comum às três peças que a constituem: um conjunto de treze fotografias, doze com as dimensões de 43,34 x 65 cm e uma com 30 x 40 cm, um vídeo com entrevistas feitas a dois artistas (José Maçãs de Carvalho e Enzo de Leonibus), que partilham as suas reflexões sobre a relevância de alguns elementos visuais nas fotografias realizadas, ou discutem o papel da luz como matéria, capaz de gerar realidades, significados simbólicos ou diferentes percepções sobre os espaços, as pessoas e as coisas, um segundo vídeo, cedido pela artista Júlia Ventura, e uma instalação sonora. Uma das peças integrantes desta exposição (a coluna de som) fez parte da exposição Fiori Nel Mare, da artista italiana Bruna Esposito, que gentilmente a cedeu por ocasião da sua apresentação no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (de 14.9.2018 a 25.10.2018).

A apresentação da exposição contou com as intervenções do Doutor António Olaio, Director do Colégio das Artes da UC, e do Doutor Luís Umbelino, Professor da Faculdade de Letras da UC.
Esta exposição teve ainda o apoio científico do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.
Apresenta-se ainda um conjunto de textos relacionados com o tema da exposição, da autoria destes e de outros investigadores, que em muito têm contribuído para que o processo de investigação de que esta exposição faz parte se desenvolva e consolide a cada dia.

 

Instalação vídeo

Júlia Ventura: vídeo HD, 16:9, cor, som, dimensões variáveis, 7’56’’ (loop)
Vídeo temporariamente sem título e ainda em produção, cedido pela artista Júlia Ventura para ser apresentado no contexto do projecto artístico e de investigação “Refiguração”.

Enzo de Leonibus: vídeo HD, 16:9, cor, som, dimensões variáveis, 8’19’’ (loop)
Entrevista a Enzo de Leonibus para ser apresentada no contexto do projecto artístico e de investigação “Refiguração”.

José Maçãs de Carvalho: vídeo HD, 16:9, cor, som, dimensões variáveis, 11’01’’ (loop)
Entrevista a José Maçãs de Carvalho para ser apresentada no contexto do projecto artístico e de investigação "Refiguração".

 

Fotografias em exposição

 

Gravação de áudio

 
 
4 Percurso em Loop.png
 

O meu agradecimento

Expresso a minha gratidão a todos os artistas e investigadores que gentilmente acederam a participar neste projecto. Agradeço aos artistas cujas obras estão representadas nas fotografias expostas e aos que acolheram o convite para participarem no vídeo, bem como aos investigadores que, com as suas reflexões, deram um contributo fundamental a este projecto artístico e de investigação. Agradeço igualmente às instituições que deram o seu apoio, em particular à Fundação Lapa do Lobo, que promoveu e acolheu esta exposição.

A todos estou profundamente grato.
Albuquerque Mendes, Ana Abreu, António Olaio, António Caramelo, Arnaldo Carvalho, Bruna Esposito, Diogo Pimentão, Enzo de Leonibus, Jonathan Uliel Saldanha, Jorge Santos, José Maçãs de Carvalho, Júlia Ventura, Luís António Umbelino, Luísa de Nazaré Ferreira, Mariana Torres, Miguel Mesquita, Paulo Mendes, Pedro Pousada,  Sónia Simão, Xavier Almeida, Fundação Lapa do Lobo, CAPC - Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Colégio das Artes e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

 

Serviço educativo

No contexto da programação do Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo, foram realizados encontros com os alunos do agrupamento de Escolas de Nelas, nos quais se discutiram questões teórico-práticas sobre os trabalhos em exposição, seguindo-se uma visita acompanhada ao espaço expositivo.

Agrupamento de Escolas de Nelas_vg3.jpg
Agrupamento de Escolas de Nelas_vg2.jpg
 

post 52